ComoFazer: Manobras / HowTo: Tricks

tetmanobras.jpg

Esta página vai ser o meu repertório de manobras, isto é, uma lista de todas as manobras que já fiz. No entanto, também  descrever e explicar como se fazem as manobras e os diversos saltos.

Primeiro que tudo, antes de tentar qualquer manobra, tenho de estar avontade e confiante a andar nos diderentes tipos de saltos: Mesas, Duplos, Transfers, Drops, Gaps, WallRides,.. só depois posso começar a treinar manobras.

This page will be my repertoire of tricks, this is a list of all the moves I ever made. However, I will also describe and explain how to do the maneuvers and the various jumps.

First of all, before attempting any movement, I have to be avontade and confident walking in heels diderentes types: tables, double, Transfers, Drops, Gaps, wallride, .. only then can I begin training maneuvers

Saltar uma Mesa

Flat Jump

Saltar um Duplo

Double Jump

A única diferença entre Mesa e Duplo é que a Mesa não tem “buraco” entre a rampa de lançamento e a aterragem, ao contrario do Duplo. A técnica para passar estes dois saltos é exactamente a mesma:

  1. Tenho de ir em posição de equilibrio (pés ao mesmo nível), Velocidade adequada ao comprimento e altura do salto e tenho de ir concentrado no que vou fazer.
  2. Na rampa de lançamento tenho de deixar a bike fluir pela rampa para poder ganhar alguma altura.
  3. No ar tenho manter o equilíbrio compensando com peso do meu corpo.
  4. Quando começo a descer meto a bike mais ou menos paralela a aterragem, de modo a não haver impacto.

The only difference between Double Jump and the Flat Jump is that Flat Jump has no “hole” between the launch pad and landing, unlike the double. The technique for passing these two jumps are exactly the same:

  1. I have to go in a position of equilibrium (feet at the same level), speed appropriate to the length and height of the jump and I’m going to concentrate on what I do.
  2. Priming the pump have to let the bike flow down the ramp in order to gain some height.
  3. In the air I keep making up the balance with my body weight.
  4. When I start to bury my bike down more or less parallel to the landing, so no impact.
Saltar um Transfer / Hip

Transfer / Hip

O transfer / hip é um salto em que a aterragem não esta na mesma direcção do salto, pode estar a 45º, a 90º,… é basicamente um Duplo ou Mesa com aterragem deslocada para um dos lados, a técnica para passar um transfer é prácticamente a mesma:

  1. Tenho de ir em posição de equilibrio (pés ao mesmo nível), Velocidade adequada ao comprimento e altura do salto e tenho de ir concentrado no que vou fazer.
  2. Na rampa de lançamento ou deixo a bike fluir para a “virar no ar”(na direcção da aterragem) ou saio um pouco obliquamente na rampa de chamado de modo a aque a bike saia já a “virar no ar”.
  3. No ar tenho manter o equilíbrio compensando com peso do meu corpo.
  4. Quando começo a descer meto a bike mais ou menos paralela a aterragem, de modo a não haver impacto.

Transfer / hip is a jump where the landing is not in the same direction of the jump may be 45º to 90º. Is basically a double jump with landing shifted to one side, the technique for passing a transfer is practically the same:

  1. I have to go in a position of equilibrium (feet at the same level), speed appropriate to the length and height of the jump and I’m going to concentrate on what I do.
  2. At the launch pad or let the bike flow to “turn on the air” (in the direction of landing) or leave a little askew on the ramp of the aque called so the bike quit now “turn on the air.”
  3. In the air I keep making up the balance with my body weight.
  4. When I start to bury my bike down more or less parallel to the landing, so no impact.

Saltar um Drop

Drop

 

A técnica para saltar um Drop é:

  1. Vou para o Drop em posição de equilibrio, devagar e concentrado.
  2. Quando a roda da frente chega perto do “buraco” puxo o guiador e a roda da frente de modo a que a bike se mantenha ligeiramente levantada até a roda de tráz passar o “buraco”.
  3. No ar equibro a bike compensado com o peso do corpo.
  4. No final a aterragem depende se o drop é para “Flat” ou se tem uma aterragem: Com aterragem apenas tenho de meter a bike mais ou menos paralela a aterragem e ir com pernar e braços ligeiramente fletidos para amortecer o impacto; Para “Flat” implica uma maior técnica de amortecimento, em que tenho de cair primeiro com rod de tráz e amortecer o impacto quase todo com as pernas.

The technique is to skip a Drop:

  1. I go to the Drop in a position of equilibrium, slowly and concentrate.
  2. When the front wheel comes close to the “hole” pull the handlebars and front wheel so the bike is slightly raised to keep the rear wheel to pass the “hole”.
  3. In the air I keep making up the balance with my body weight.
  4. In the final landing depends on whether the drop is for “Flat” or have a landing: with Landing  just got to put the bike more or less parallel to the landing and go with arms and legs slightly bent to absorb impact; to “Flat” implies more smoothing technique, where I have to fall first with rear wheel and brings the impact almost all legs.

Saltar um Gap

Gap

Os Drop’s e Gap’s são identicos por que ambos são saltos na vertical sem rampa de lançamento, a única diferença é que o Drop tem a aterragem junto ao “buraco” e o Gap tem aterragem afastada do “buraco”, existem Gap’s de diferentes tipos dependendo do tipo de óbstáculo que esta entre a zona de lançamento e a aterragem: Estrada/Caminho – Road Gap; Escadas – Stair Gap;

The Drop’s and Gap’s are identical for both are leaps vertically without launching pad, the only difference is that the drop has a landing near the “hole” and the Gap has landing away from the “hole”, there are Gap’s different types depending on the kind of obstacles that stand between the launch and landing area: Road – Gap Road; Stairs – Stair Gap;

Saltar um Road Gap

Road Gap

Saltar um Stair Gap

Stair Gap

Para saltar um Gap:

  1. Vou para Gap em posição de equibrio com muito mais velocidade que no Drop.
  2. Quando a roda da frente chegar a zona de lançamento dependendo da velocidade: Ou deixo a bike apenas Fluir; Ou puxo a bike fazendo um “Bunny Hop” (+B+).
  3. É essencial manter a bike direita para conseguir chegar mais longe.
  4. Quando se aproxima a aterragem tenho de aterrar de modo a amortecer o impacto, aperrando em velocidade com a bike paralela a aterragem.

To skip a Gap:

  1. I go to Gap in a position to equibrio much faster than in the Drop.
  2. When the front wheel to reach the launch area depending on the speed: Or just let the bike flow; Or pull the bike doing a “Bunny Hop”.
  3. It is essential to maintain the right bike to reach further.
  4. When you approach the landing have to land in order to cushion the impact, quibble with the bike at speed parallel landing.

Fazer um WallRide

WallRide

WallRide é basicamente andar com bike em paredes verticais ou quase verticais.

  1. Vou em direcção a parede com alguma velocidade.
  2. Com ou sem rampa de lançamento puxo um Bunny Hop e empurro ligeiramente a bike contra a parede.
  3. Durante a execução tento mater a bike o mais paralela ao chão e perpendicular à parede.
  4. Ao começar a chegar ao chão vou diminuindo gradualmente a inclinação da bike.

Wallride is basically walking with bike in vertical or nearly vertical walls.

  1. I’m going towards the wall with some speed.
  2. With or without launching pad pull a Bunny Hop on bike and push slightly against the wall.
  3. During the execution mater try the bike is in parallel to the floor and perpendicular to the wall.
  4. When you start to reach the ground will gradually decreasing the slope of the bike.

Bunny Hop

Bunny Hop/Jay Hop

Puxar a bike sem auxilio de qualquer rampa.

  1. Vou no chão a direito em posição de equilibro com pouca velocidade.
  2. Ao chegar ao obstáculo (passeio, banco, tronco,…) puxo o guiador e roda da frente até atingir a altura do obstáculo.
  3. Com os pés ligeiramente inclinados puxo os pedais para cima e consequentemente a roda de tráz também levanta.
  4. Mantenho a bike direita no ar, flectindo as pernas.
  5. A aterragem deve ser feita na roda de tráz e/ou em “Manual”.

Pull the bike without aid of any ramp.

  1. I’m going down in the right position to balance with little speed.
  2. Upon arriving at the obstacle (ride, seat, trunk, …) pull the handlebars and front wheel until it reaches the height of the obstacle.
  3. With feet slightly inclined pull the pedals up and consequently the rear wheel also brings up.
  4. Keep the bike right in the air, flexing her legs.
  5. The landing is done with the wheel brings and / or “Manual”.

Manual

Manual

Ir com roda da frente levantada sem pedalar.

  1. Puxar a roda frente até atingir o ponto de equilibrio
  2. Manter o ponto de equilíbrio: Se for a cair para tráz dou um toque de travão (tráz) para que a roda da frente desça para manter o ponto de equilibrio; Se for a cair para a frente dou impuso com o pés nos pedais de forma a levantar a roda da frente para manter o ponto de equibrio.
  3. Vai em manual até onde quizeres.

Go with the front wheel lifted without pedaling.

  1. Pull the front wheel until it reaches the point of equilibrium
  2. Keep the point of equilibrium: If the fall brings a touch of brake give (behind) so that the front wheel down to keep the point of balance; If falling forward I urge with the feet on the pedals so to lift the front wheel to keep the point equibrio.
  3. Manual goes on to where you want them.

Depois de dominar estes saltos passamos as manobras, para efectuar uma manobra correctamente é sempre necessário ir concentrado, com velocidade adquada e em posiçao de equilibrio e também no final aterrar sempre de modo a não haver impacto.

After mastering these jumps we pass to the tricks.To perform a move correctly is always necessary to go concentrate with purchase and speed at equilibrium position and at the end always land so there is no impact.

Fazer “No Hands”

No Hands

Para fazer um “No Hands”:

  1. agarrar o banco no meio dos joelhos,
  2. Depois de ter confiança para tirar as duas mãos uma de cada vez, começa tirar as duas ao mesmo tempo
  3. Mas atenção, não tentes logo um suicide tenta primeiro ir com as mãos ao capacete ou aos joelhos.
  4. Se aterrares sem mãos e sem cair fazes um ” No Hands Lander”.

To do a “No Hands”:

  1. grab the seat in the middle of the knees,
  2. After take one hand at a time, begins to take both at the same time
  3. But beware, do not try just one suicide, attempt first go to the helmet with his hands or knees.
  4. If land without hands and without falling into doing a “No Hands Lander.”

Fazer “No Foot”

No Foot

Para fazer um “No Foot”:

  1. No “No foot” tiras os dois pés ao mesmo tempo quando a bike está ainda a subir
  2. Depois abres mais ou menos as pernas esticadas conforme o tempo que tens no ar.

To do an “No Foot”:

  1. On “No foot” take both feet of pedals while when the bike is still rising
  2. After you open more or less straight legs as long as you have in the air.

Fazer “No Footed Can Can”

Esta manobra é um pouco mais complicada:

  1. É preciso estar muito confiante com os “No Foot” com grande amplitude.
  2. Primeiro um pé passa por cima do tubo superior do quadro,
  3. Depois o pe contrario sai também do pedal
  4. Por fim esticam se as duas pernas paralelamente uma a outra.

This trick is a bit more complicated:

  1. You must be very confident with the “No Foot” with great amplitude.
  2. First one foot goes over the top tube of the frame,
  3. Then you take the other foot.
  4. In order to stretch his legs parallel to each other.

Fazer “WheelCliker”

WheelCliker

Conseguir colocar pernas por cima dos braços:

  1. No “WheelClicker” também é presiso esta muito avontade com “No Foot’s” com grande amplitude,
  2. Primeiro tiram se os pés dos pedais como um “No Foot” normal,
  3. Depois em vez de os pés subirem para o lado, sobem para cima até ficarem mais altos que o guiador.
  4. De seguida tens de chegar o rabo para a frente para conseguir bater os pés por cima dos braços.

I can put your legs over the arms:

  1. In the “WheelClicker” you must be very confident with the “No Foot” with great amplitude.
  2. First take the feet of the pedals as a “No Foot” normal
  3. Then instead of the feet go up to the side, climb up until they are taller than the handlebar.
  4. Then you have to get the but to the front feet to get beat up by the arms.

Fazer “Superman”

Superman

O “Superman” é uma manobra mitica:

  1. Começa quando a bike esta a subir no ar, saltas nos pedais para cima.
  2. Quando tiveres com o tronco paralelo ao chão, dás os esticão com as pernas e mantens as pernas o mais juntas possivel.
  3. Estica tudo o que puderes e depois volta posição inicial.

The “Superman” is a great trick:

  1. Begins when the bike is rising in the air, jump up on the pedals.
  2. When you have with the back parallel to the ground, you give the stretching your legs and you keep your legs together as possible.
  3. It stretches all you can and then returns the starting position.

Fazer “Tri-Star”

Tri-Star

O “Tri-Star” é fazer um “No Footed One Hand”:

  1. Primeiro faz-se o “No Foot”
  2. Só depois de se faz “One Hand”
  3. Por fim mantêm se no ar algum tempo e volta a posição inicial para aterrar.

The “Tri-Star is doing a” No Footed One Hand “:

  1. First do the “No Foot”
  2. Only after do “One Hand”
  3. Finally keep it in the air a while back and the starting position for landing.

Fazer “Nothing”

Nothing

No “Nothing” é presiso largar a bike por completo:

  1. Primeiro faz se o “No Foot”
  2. Só depois se faz o “No Hands”

Atenção: fazer enquanto a bike se encontra a subir no ar!!!

In “Nothing” is needed to drop the bike in full:

  1. First is the “No Foot”
  2. Only after this does the “No Hands”


Attention: do while the bike is going up in the air!

Fazer “X-UP”

X-UP

Um “X-UP” é quando o guiador passa dos 180º existe também o “X-UP 270º″

  1. Antes de iniciar a rotação do guiador, no ar, chegar os joelhos um pouco mais tráz esticando um pouco as pernas.
  2. Depois rodar o guiador até fazer 180º ou até sentir os braços a tocar um no outro cruzados.

An “X-UP” is when the handlebar rotate 180º also exists the “X-UP 270º”

  1. Before starting the rotation of the wheel in the air, get your knees back a little more stretching your legs a bit.
  2. Then turn the handlebars to make 180 or even feel his arms to touch each other crusaders.

Fazer “Table Top”

Table Top

“Table Top” a minha manobra preferida!!! (colocar a bike paralela ao chão)

  1. Sair do salto direito
  2. Ganhar altura
  3. Começar a virar o guiador empurrando a testa do quadro e puxando a roda de tráz comos pés nos pedais.
  4. Manter os joelhos junto ao quadro e mais ou menos juntos.

“Table Top” my favorite trick! (Put the bike parallel to the ground)

  1. Go straight
  2. Winning some hight and time in air
  3. Begin to turn the handlebars pushing frame forehead and pulling the rear wheel with your feet on the pedals.
  4. Keep your knees near the frame and more or less together.

Fazer ”Whip”

Whip

No “Whip” apenas torcemos a bike para um dos lados.

  1. Primeiro viramos a roda da frente para o lado contrario que queremos vivar a trazeira.
  2. Puxamos a frente para esse lado e empurramos a trazeira para o outro.
  3. Depois de atingir o ponto
  4. Viramos novamente a roda da frente para o outro lado e endireitamos a bike.

In “Whip” just twist the bike to one side.

  1. First turn the front wheel to the opposite side you want to turn the rear wheel.
  2. Pulled forward to that side and pushed the rear to the other.
  3. After reaching the point
  4. You turn again to the front wheel to the other side and straighten the bike.

Fazer “Kiss of Death One Foot”

Kiss Of Death One Foot

Dar um “beijinho na roda”.

  1. Ao sair do salto puxar a frente e ao mesmo tempo inclinares te para a frente até ficares com o guiador na zona da barriga
  2. Inclinas a cabeça para frente para junto da roda ao mesmo tempo que inclinas o tronco para frente tiras um pé do pedal para tráz.

Giving a “peck on the wheel”.

  1. By pulling out of the jump forward and while you tilt forward to stay with the handlebars in the belly.
  2. Tilt the head forward to the next wheel while take off a foot from pedal.

Fazer “Abubaca”

A “Abubaca” é parar a bike na roda de traz na esquina de um muro ou num “Coping” de uma rampa para sair normalmente em “Fukie”.

  1. Ao sair da rampa ou ao puxar “Bunny Hop”, puxar mais a roda da frente.
  2. Quando a roda de tráz bate na esquina é presiso amortecer com as pernas e não deixar que a roda da frente desça.
  3. Depois de manter a “Abubaca” algum tempo puxas a bike para tráz de modo a caires com as duas rodas na rampa.

A “Abubaca” is to stop the bike in the rear wheel in a corner of a wall or coping of a ramp to exit with “Fukie”.

  1. Upon exiting the ramp or pulling “Bunny Hop”, pull over the front wheel.
  2. When the wheel hits the corner brings is needed to absorb with your legs and not let the front wheel down.
  3. After keeping the “Abubaca” while you pull the bike backwards in order to drop the two wheels on the ramp.

180º

“180º” é básicamente dar meia volta no ar e aterrar andar para tráz.

1. ao sair da rampa virar o guiador e cabeça para o lado.

2. puxar a roda de tráz para acompanhar o movimento

“180º” is basically to turn around in the air and lands riding backwards.

1. the exit ramp turn the handlebars and head to the side.

2. pull the wheel brings to monitor the movement

360º

“360º” é dar uma volta completa no ar

1. Igual ao 180º mas puxar com mais força…

“360º” is to give a complete revolution in the air

1. Same as 180º but with more pulling power …

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tetmecanica.jpg

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45 responses to “ComoFazer: Manobras / HowTo: Tricks

  1. Leo

    Está fantástico. Muito bom mesmo.

    Abraço amigo, em breve irei ai para uns rides 😛
    Abc e bom natal

  2. Afons0

    es um boss!
    isto é k é uma inciativa, tas de parabens
    este guia de manobras ta uma moca
    fica
    boas festas 😀

  3. ty'ninha ⋅

    espectacular! Esse Zé abusa!

    estão ai fotos mais velhas que o mais velhas que o meu primo diogo e o teu primo francisco! xD

    Lu @

  4. pinto ⋅

    para mim ver as fotos e ler e fácil….
    agora fazer…já é outra coisa

    vais ao end jam?

  5. tsilva ⋅

    tás lá zé..
    tas lá..
    isso é tudo mt há frentex….eu kando tou em casa tmb penso k fasso isto e akilo…o pior e kando o volante começa a tremer e andar pa frente…hehehe
    mas tu tas lá
    continua assim
    boas descidas

  6. cara e muito irado eu tambem sem fazer manobras mais vas pouco tempo que estou com a bike vas 2 meses eu queria saber uma coisa quanto tempo leva para aprender a virar flip um mortal

  7. juininho

    uau e as manobras mais legais do mundo mas devião bota mais fotos valel boy

  8. LEandro

    Cara eu Axei Muito foda esse fórum mais só q a coisa q eu keria mais era empinar 😀

  9. Pedro ⋅

    “Com os pés ligeiramente inclinados puxo os pedais para cima e ”
    A minha dúvida é nessa puxada, claro que a sapatilha facilita, mas e sem? como faço para puxar bem a roda de traz?

  10. gui

    mais como vc faz esa manobra

  11. henrique ⋅

    kra muito bom vlw

  12. Wallace ⋅

    Legal manu!
    Eu estou aprendendo as manobras!Em breve consigo!

    Gostei…Gostei mesmo!

    Valew ae por tudo!

    Vou me dedicar a isso…

    Fuiz!

  13. lol ⋅

    velho so acho q vc tem q dar mais explicações ou ate fazer vides. vlw, abrçs

  14. ´FreeRiderR ⋅

    ganda jeito q me desta !
    muiito obrigado!

  15. delio ⋅

    o table top e tua a manobra preferida e a minha tambem

  16. David ⋅

    obrigado meu deste-me um jeitam.

  17. Sérgio ⋅

    Parabéns, está muito porreiro 🙂

  18. Alexandre Magno ⋅

    Ajudou muito,Obrigado !

  19. gilmar

    o essas manobras são muito legais vou faser comsertesa

  20. Gustavo ⋅

    manobras muito fixes!!!!

    daqui a uns tempos em principio ja estou como tu!!!
    ou nao!!! eheheh
    ainda sou iniciante !!! mas o meu lema é nao disistir!!!

  21. Lucas ⋅

    Ow pra fazer “Manual” tem q ser uma bicicleta comum ou BMX?

    A minha eh uma Bike de Marchas….

    Aguardo resposta

  22. luiz gabriel ⋅

    q legal queria ter uma bike dessa

  23. Rodolfo Nascimento ⋅

    Muito bom o site ai tá de parabéns ai

    eu faço so principiante de downhill e gostaria de saber aonde tem um bike park dahora aqui no Brasil ( sei que tem um em São Roque ) mas não sei se é dahora lá valeu pela ajuda quem pude me responde ai!!!

  24. marcos

    cara eu so faÇo em rapas bem perigosas e muito irado!!

  25. romulo ⋅

    o meooo eu fiz todas e achei ntri o teo site posta mais manobras

  26. JEFERSON ⋅

    essas foram boas dicas
    mas para melhorar deveria fazer um video para melhor entendimento
    vlw!!!!

  27. joao ⋅

    altamente nunca vi ninguem a esplicar-me tudo direitinho dou-te os meus cinceros parabens

  28. Gabriel ⋅

    cara eu tenho 1 BMX e gostaria de saber: como faço para impinar a bike sem pedalar e ainda conseguir andar + ou – 60cm????

    • Boas.
      Penso que estejas a falar de um ‘manual’, ou seja, levantar a roda da frente e andar só na roda de trás.
      1º Puxar a frente,
      2º Atingir o ‘ponto de equilíbrio’, ou seja, o momento em que não precisas de fazer força para manter a roda da frente no ar
      3º Para manter o ‘manual’:
      Se fores a cair para trás, travas!
      Se fores cair para a frente, puxas a roda da frente e ajudas com os pés!

      Espero ter ajudado 😉

  29. lak

    como se da 360
    esplique

  30. lak

    como assim
    fala como se da UM 360

    • Vou tentar explicar:
      O ideal é tentar 1º num salto mesa com algum tempo no ar.
      1º ao sair da rampa virar a cabeça para o lado que quer rodar, virar ligeiramente o guiador e puxar a frente para esse lado.
      2º ajudar a roda de tráz a puxar tipo “bunny hop” empurrando a bike para o lado que quer rodar.
      quando vai a 180º +-
      3º olhar para a aterragem de modo a guiar a rotação da bicicleta
      4º ao aterrar amortecer o impacto

      Espero ter ajudado 😉

  31. lak

    vc ajudo munto o brigado

  32. silas jesse ⋅

    eu tenho 11 anos sei enpina sou omelho da minha cidade sou bom e pulo de mesa
    eu queria ter uma bike bonita e boa a que eu tenho brx velha eu salto no masimo 3 metros
    de altura comprei uma bmx e agora estou felix meu sonho e ser assim que nem vocé
    e eu vou comsique com fer en Deus fique com Deus sou seu fán e um dia vou ser que
    nem vové que Deus te abeçoei ..silas.

  33. William

    OOi,
    cara tu é bom demais,
    eu queria sabe qual é a altura das tuas rampas e comprimento e quanto +/- eu vou saltar OBS:tenho 11 anos e sou alucinado por manobras com bikes.
    Abraço .

  34. Denis ⋅

    Olá Otimas Manobras meu caro, mto bom o site, está de Parabéns!!
    Gostaria de saber o nome dessa música que toca nos seus videos ? Se alguém ae souber, por-favor ajudem-me, Desde Já Grato a Todos!! E continuem com o site, mto bom mesmo!!

  35. jackson ⋅

    ai tenho 13 anos e ja e di ficio me segura ne uma pista ou seja fica na minha cola mais meu super mem ta saido erado oq eu faso?

  36. eduardo ⋅

    muito bom cara só falta um backflip XD!

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