Posted on

Taça de Portugal DHI 5# – Porto de Mós [Report e Fotos]

Boas

Este fim de semana fui a até Porto de Mós até a pista da ‘Bezerra’, foi lá a 5ª etapa da Taça de Portugal de Downhill.

Sábado saí de Leiria cedo mais a minha namorada e já na zona na meta (padok) encontrei-me com o Leandro ‘Leo’ Liberal, João Lopes e o João Faria.

Tratei da burocracia: Escrever num papel todos os dados que já tinha dado na pré-inscrição. A meu ver era mais pratico utilizar os dados em formato electrónico do que alguém ter de passar os dados todos de novo. Tive de pagar 25€, se soubesse das novas regras de horários de treinos nem tinha pago..

Fiz 3 descidas durante a manhã:

  1. Devagarinho, muita chuva e apenas para reconhecer.
  2. Ligeira melhoria do tempo, descer a rolar e a parar.
  3. Já sem chuva mas não consegui fazer uma seguida sem parar para descansar as mãos.
having fun in final gap / photo by Tina

having fun in final gap / photo by Tina

No final da 3ª descida estava todo contente por não ter furado mas durante o almoço o pneu foi vazando (Câmaras de ar – 1).
Almoçamos todos juntos tipo pic-nic, o nevoeiro mantinha-se na serra mas na zona dos paddocks estava agradável.
Depois de almoço subi na primeira carrinha e quando cheguei ao topo descobri a ‘nova’ regra (nova para mim e para os atletas que como eu era a primeira prova da taça), a promoção durante a sábado à tarde só pode descer das 17h às 18h, o que na minha opinião é uma bela palhaçada visto que pagamos 25€ e que a pista esteve a maior parte do tempo vazia.
Ainda fui falar com os senhores da federação dos cic’licras’ dar a minha opinião mas para eles tanto faz… Acho que não é com é com estas regras e preços que se consegue atrair novos riders às provas..
Seguindo em frente, fui relaxar para carrinha até poder descer.
Ainda consegui numa hora fazer 2 descidas:
  1. Furei à frente (Câmaras de ar – 2), fui atráz do meu amigo ‘Paulinho’ Lima (que também ia furado).

    'please give me de car keys. I need a new tire' / photo by Tina

    ‘please give me de car keys. I need a new tire’ / photo by Tina

  2. Deu para rolar sem furar mas ainda não conseguia fazer uma descida completa sem parar.
Voltei para Leiria e no domingo às 9h a minha namorada foi me deixar logo no topo da pista.
Fiz duas descidas as 9h as 10h, graças à Tina que me conduziu a carrinha, descidas:
  1. Muito bom tempo (Sol), foi mesmo para acordar e ver o estado da pista.
  2. Comecei bem mas caí, virei-me de cabeça e fui de rojo, viva as protecções!
Descansei e fiquei pronto para outra, a bike é que não… parti o apoio do shifer por isso escolhi uma mudança e prendi o shifter ao guiador com braçadeiras para poder descer sem o perder.
Era dos primeiros a descer, cheguei mesmo 5min antes da hora de partida, chegou a minha vez e lá fui eu a ‘cortir’ dei um table no road gap e um pouco mais a frente furei a trás (Câmaras de ar – 3), o resto da descida furado…
 final gap at first run, fat tire =/ / photo by Tina

final gap at first run, fat tire =/ / photo by Tina

Pausa para almoço e trocar a câmara de ar.
Na 2ª Manga os objectivos eram:
  • ‘Cortir’   (feito)
  • Não furar   (feito)
  • Não cair   (feito)
E consegui, fiz uma descida completa sem parar mas tenho a perfeita noção que ia lento na zona intermédia da pista e que precisava de parar porque não tinha resistência.
 final gap at final run / photo by Tina

final gap at final run / photo by Tina

No final não aguentava das mãos, a pista era muito exigente e longa mas valeu a pena.
 tired,end of last run / photo by Tina

tired,end of last run / photo by Tina

Fiquei a ver e apoiar o resto do pessoal, disseram-me que ia ao pódio mas não acreditei.
No final lá me chamaram ao pódio, fiz 2º lugar na promoção, foi uma experiência nova para mim ir ao pódio.
??, Zé "Maradu", ??, Telmo, Palito( pódio promoção) / photo by Tina

??, Zé “Maradu”, ??, Telmo, Palito( pódio promoção) / photo by Tina

Dedicado à minha Tina!
2nd place, podium promoção / photo by Tina

2nd place, podium promoção / photo by Tina

Obrigado a TODOS os que tornam dias como este possíveis.
??, Zé "Maradu", ??, Telmo, Palito ( 2nd place, podium promoção) / photo by Tina

??, Zé “Maradu”, ??, Telmo, Palito ( 2nd place, podium promoção) / photo by Tina

Estou de volta a Lisboa mas sem bike esta semana e já sabem: fotos ou videos é entrar em contacto.
Boas Rides
About josébarreiro

I Just Ride For Fun

Deixe uma Resposta

